Our Recent Works

Our Recent Works (18)

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin ornare consectetur sodales. Nulla luctus cursus mauris at dapibus. Cras ac felis et neque consequat elementum a eget turpis. Aliquam erat volutpat.

O Centro de Educação a Distância da Unimontes vem realizando ao longo dessa semana, a aplicação dos questionários para levantar dados e sugestões para a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI /2015-2019) da Universidade Estadual de Montes Claros, documento norteador do planejamento estratégico de uma Instituição de Ensino Superior (IES).

Os seminários temáticos são realizados em todas as unidades com o objetivo de integrar toda a comunidade acadêmica no Plano de Desenvolvimento Institucional da Unimontes. Os eixos temáticos são: perfil institucional, infraestrutura, políticas de atendimento aos discentes e de remuneração, organização administrativa, gestão de pessoal, etc.

Com relação aos temas abordados, são apontadas as principais fragilidades e necessidades de melhoria bem como os principais pontos positivos que devem ser fortalecidos ou possíveis estratégias que podem ser adotadas para inovação dos métodos adotados. Ao final, são expostas as principais ameaças ao ensino da Unimontes.

O CEAD está mobilizado para propor, refletir, discutir e apresentar alternativas, na modalidade a distância, que visam a institucionalização da EAD na Unimontes, contribuindo para a melhoria das ações educacionais em nosso estado.

Plano de Desenvolvimento Institucional

O PDI é um documento de gestão administrativa e acadêmica, instituído pelo Ministério da Educação (MEC) para as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas. O objetivo é identificar as IES em relação à missão, à filosofia de trabalho, às diretrizes pedagógicas, à estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolvem e, ou, pretendem desenvolver. O PDI não se limita a diagnosticar a Universidade, mas irá também refletir as expectativas e projetos de toda a comunidade universitária para os próximos anos.

“A Universidade, como a principal geradora de conhecimento e incentivadora do desenvolvimento de 40% do Estado de Minas, envolvendo as regiões Norte, Noroeste e dos Vales do Mucuri e do Jequitinhonha, não pode, ao elaborar seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), deixar de ouvir a comunidade interna e também externa, seus parceiros, entidades de classe, empresas e representações doe outras Instituições de Ensino Superior”. O argumento é do reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor João dos Reis Canela, durante a 1ª reunião do PDI, com representantes da comunidade externa.

O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (30/11), na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria, com a presença de pró-reitores, integrantes da comissão institucional do PDI e convidados da comunidade externa. “Somos abertos a todo tipo de diálogo e entendemos que a Unimontes deve ser compreendida na sua totalidade com as manifestações e opiniões coletivas de quem defende uma Universidade construtora e inovadora”, completou o reitor.

Desde junho último, a Comissão responsável pela elaboração do documento vem realizando seminários com a comunidade universitária. Acadêmicos, professores e servidores técnico-administrativos deram suas contribuições e, agora, é a vez de a sociedade participar. Neste encontro, estiveram presentes dirigentes de faculdades privadas, de órgãos públicos e, também, de movimentos sociais.

José Arcanjo, representante do escritório Regional da Emater, participou da reunião e enfatizou a importância da Unimontes como formadora de profissionais e de transformadora da realidade regional. “Esta iniciativa demonstra coragem e comprometimento da Universidade com a região ao convidar diferentes representações da sociedade para participar da elaboração do PDI. Orgulho de observar o quanto este espaço de conhecimento já contribuiu com a mudança social da região e, para manter esta qualidade, é preciso mesmo novos olhares e uma amplitude do conhecimento”, pontuou.

Para o presidente da Comissão do PDI e vice-reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Sousa, é indispensável que a comunidade externa participe deste momento tão importante da Universidade Estadual de Montes Claros, que define suas metas até o ano de 2020 por meio de um Planejamento Estratégico. “É um momento de escuta e de ampliação do debate. Queremos ouvir de nossos parceiros como a Universidade é vista, observada e compreendida. Todas as percepções são relevantes para a construção do documento”, afirmou.
“Sinto-me profundamente orgulhosa em participar com sugestões do Plano de Desenvolvimento Institucional da maior universidade pública da nossa região. Sou egressa da Unimontes e sei dos avanços e desafios da Instituição. Parabenizo a gestão pela iniciativa de envolver a comunidade externa nessa ação tão importante”, disse a professora Tilde Miranda Sarmento, que representou as Faculdades Santo Agostinho.

Já o representante da Comissão da Pastoral da Terra, Alvimar Ribeiro dos Santos, destacou o papel da Universidade como produtora de pesquisa e manifestou o desejo de participar do PDI com sugestões para potencializar o desenvolvimento da região.

A sociedade participará por meio de um canal eletrônico respondendo a um formulário que será devolvido à Comissão do PDI. A proposta da comissão é envolver o maior número de representações da comunidade externa.

Quer colaborar para uma Universidade melhor? Então participe das discussões sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Há seis meses, a comissão do PDI da Universidade Estadual de Montes Claros vem mobilizando a comunidade acadêmica para participar de encontros temáticos, com sugestões e propostas para a elaboração do documento.

Para apresentar sugestões é só acessar o site oficial www.pdi.unimontes.br e clicar no botão “participe” para escolher o tema e preencher os formulários das áreas rerlacionadas.

Diversos setores já realizaram seminários onde professores, alunos e servidores técnico-administrativos tiveram a oportunidade de sugerir, propor novos métodos de trabalho e perspectivas de gerenciamento e novos caminhos de crescimento para a Instituição.

Quem ainda não participou tem até 30 de novembro para apresentar sugestões. As propostas apresentadas servirão de base para o PDI (vigência 2016-2020), que será um documento feito a partir de discussões coletivas.

O último seminário será realizado no dia 30 deste mês com o envolvimento da comunidade externa (sociedade civil organizada, representantes de empresas públicas e privadas e outros segmentos da comunidade).

Conforme o presidente da Comissão e vice-reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar de Souza, este momento é muito importante, pois a Universidade precisa saber como a comunidade externa pensa e vê a Instituição. “Para uma Universidade crescer mais, ela necessita ouvir tanto seu público interno quanto externo, pois são estas pessoas que constroem o espaço de conhecimento”, afirmou o vice-reitor.

Depois de ouvir todos os públicos, será feita a análise do diagnóstico organizacional com a identificação das demandas, sugestões e metas para a Universidade. Logo depois será elaborado o plano de ação com propostas de enfrentamento das principais dificuldades e fragilidades.

SERVIÇO

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
Prazo para participação: até 30 de novembro
Mais informações: (38) 3229-8065