PDI

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) preparou este hot site do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI /2015-2019), com o objetivo de dar maior transparência e clareza das informações acerca dos objetivos, metas e ações previstas para o período. Neste espaço de caráter participativo estão disponíveis as informações que serão contidas no PDI, bem como, a interação e possibilidade direta de participação com a criação do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A ideia é ampliar a divulgação da construção do documento e facilitar a participação da comunidade acadêmica e também da comunidade externa. O PDI será estruturado com a participação efetiva de todos, por meio da realização de eventos públicos para sugestões e discussões sobre os diferentes temas apresentados. 

 

O QUE É PDI? 

PDI é um documento de gestão administrativa e acadêmica, instituído pelo Ministério da Educação – MEC para as Instituições de Ensino Superior – IES públicas e privadas. Visa identificar as IES em relação à missão, à filosofia de trabalho, às diretrizes pedagógicas, à estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolvem e, ou, pretendem desenvolver. O Plano de Desenvolvimento Institucional é um valioso instrumento de planejamento e gestão. A elaboração do PDI é fruto de um trabalho coletivo que envolve todos os setores da Universidade, por isso, é imprescindível a participação de todos na construção do documento que abordará a identidade da Instituição, sua filosofia de trabalho, as responsabilidades, papel social e as diretrizes pedagógicas que orientam as ações, a estrutura organizacional e as atividades acadêmicas que desenvolve e/ou pretende desenvolver. O PDI não se limita a diagnosticar a Universidade, irá também refletir as expectativas e projetos de toda a comunidade universitária  para os próximos anos.

 

DESENVOLVIMENTO DO PDI

A Universidade Estadual de Montes Claros se propõe a elaborar o documento ouvindo toda a comunidade acadêmica, Sociedade, Governo, empresas, organizações e movimento sociais. Um cronograma de atividades foi definido com a realização de seminários e momentos de ausculta à comunidade (interna e externa). A metodologia de implementação também é fruto de discussão coletiva observando fatores como infraestrutura institucional, orçamento, recursos humanos, indicadores de desempenho, necessidades e demandas.

A proposta é elaborar o PDI com articulação direta ao Plano Diretor da Unimontes. A Instituição estabeleceu como finalidade do documento: “Apontar o futuro que a instituição deseja e quer construir tendo como base a ausculta de toda comunidade universitária que ajudará na definição de prioridades e na orientação de ações gerenciais o que irá dinamizar o processo de criação do PDI e a qualidade das propostas e metas. “Nossa expectativa é que a construção do PDI seja feita de forma absolutamente coletiva e participativa com diretrizes bem claras visando o desenvolvimento acadêmico, organizacional, físico e ambiental da nossa Instituição”. Esperamos maturidade gerencial de todos os envolvidos para ouvir a comunidade e construir um documento mais próximo da realidade da Unimontes”, informou o vice-reitor e presidente da Comissão, professor Antonio Alvimar.