Eixos Temáticos

• Breve Histórico da IES;
• Missão;
• Objetivos e Metas (Descrição dos objetivos e quantificação das metas com cronograma);
• Área (s) de atuação acadêmica.

• Inserção regional;
• Princípios filosóficos e técnico-metodológicos gerais que norteiam as práticas acadêmicas da instituição;
• Organização didático-pedagógica da instituição:

- Plano para atendimento às diretrizes pedagógicas, estabelecendo os critérios gerais para definição de:
     1) Inovações consideradas significativas, especialmente quanto à flexibilidade dos componentes curriculares;
     2) Oportunidades diferenciadas de integralização curricular;
     3) Atividades práticas e estágio;
     4) Desenvolvimento de materiais pedagógicos;
     5) Incorporação de avanços tecnológicos.
• Políticas de Ensino;
• Políticas de Extensão;
• Políticas de Pesquisa (para as IES que propõem desenvolver essas atividades acadêmicas);
• Políticas de Gestão;
• Responsabilidade Social da IES (enfatizar a contribuição à inclusão social e ao desenvolvimento econômico e social da região).

Oferta de Cursos

As Instituições deverão apresentar dados relativos ao número de vagas, dimensões das turmas, turno de funcionamento e regime de matrícula de seus cursos. Informar ainda a situação atual dos cursos (em funcionamento, em fase de autorização ou de futura solicitação), incluindo o cronograma de expansão na vigência do PDI conforme detalhamento a seguir:

• Graduação (Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia);
• Sequenciais (formação específica, complementação de estudos);
• Programas Especiais de Formação Pedagógica;
• Pós-Graduação (lato sensu);
• Pós-Graduação (stricto sensu);
• Pólos de EAD (atender Portaria Normativa nº 2 de 10 de janeiro de 2007);
• Campi e cursos fora de sede.

• Composição (titulação, regime de trabalho, experiência acadêmica no magistério superior e experiência profissional não acadêmica);
• Plano de Carreira;
• Critérios de seleção e contratação;
• Procedimentos para substituição (definitiva e eventual) dos professores do quadro;
• Cronograma e plano de expansão do corpo docente, com titulação e regime de trabalho, detalhando perfil do quadro existente e pretendido para o período de vigência do PDI.

• Estrutura Organizacional, Instâncias de Decisão e Organograma Institucional e Acadêmico.
• Órgãos Colegiados: competências e composição.
• Órgãos de apoio às atividades acadêmicas.

• Programas de apoio pedagógico e financeiro (bolsas).
• Estímulos à permanência (programa de nivelamento, atendimento psico-pedagógico).
• Organização estudantil (espaço para participação e convivência estudantil).
• Acompanhamento dos egressos.

• Infraestrutura física (detalhar salas de aula, biblioteca, laboratórios, instalações administrativas, sala de docentes, coordenações, área de lazer e outros);
• Biblioteca:
     o Quantificar acervo por área de conhecimento (livros e periódicos, assinatura de revistas e jornais, obras clássicas, dicionários, enciclopédias, vídeos, DVD, CD Rom’s e assinaturas eletrônicas);
     o Espaço físico para estudos;
     o Horário de funcionamento;
     o Pessoal técnico-administrativo;
     o Serviços oferecidos;
     o Formas de atualização e cronograma de expansão do acervo.
• Laboratórios:
     o Instalações e equipamentos existentes e a serem adquiridos, indicando sua correlação pedagógica com os cursos e programas previstos;
     o Recursos de informática disponíveis;
     o Relação equipamento/aluno;
     o Descrição de inovações tecnológicas significativas.
• Recursos tecnológicos e de áudio visual.
• Plano de promoção de acessibilidade e de atendimento diferenciado a portadores de necessidades especiais (Decreto nº 5.296/04 e Decreto nº 5.773/06).
• Cronograma de expansão da infra-estrutura para o período de vigência do PDI.

• Procedimentos de auto-avaliação institucional em conformidade com a Lei nº 10.861/2004 (SINAES).

• Demonstração da sustentabilidade financeira, incluindo os programas de expansão previstos no PDI:

       o Estratégia de gestão econômico-financeira;
       o Planos de investimentos;
       o Previsão orçamentária e cronograma de execução (5 anos).

• Projeto pedagógico do (s) curso (s) solicitado (s) para primeiro ano de vigência do PDI.
Nota: Os projetos dos cursos aqui elencados, para os quais está sendo solicitada autorização de funcionamento, embora integrando o PDI, deverão constituir arquivos específicos anexados em local apropriado, nas Pastas Eletrônicas da Instituição, no sistema SAPIEnS/MEC.